JP Morgan Index: CBN aumenta reservas de trading de forex dos bancos
Naira deprecia por N4 em 3 dias
Os concessionários peg diária depreciação em 2%
Por Babajide Komolafe
L AGOS - O banco central de Nigéria, CBN, moveu ontem para impedir a remoção de Nigéria do índice do bônus do governo de JP Morgan porque aumentou a posição de troca de câmbio dos bancos.
O banco de ápice também reverteu sua decisão de proibir transações invisíveis do mercado oficial de câmbio, facilitando assim a entrada e a saída dos investidores estrangeiros do mercado financeiro do país.
O banco do ápice, entretanto, proibiu os bancos de vender dólares comprados do mercado oficial e do mercado interbancário aos Bureaux de Change e outros compradores autorizados.
Isto está vindo nos saltos de uma depreciação mais adicional do naira no mercado interbank e paralelo, onde o naira depreciou por N4 e N2.5 respectivamente em três dias.
Enquanto isso, os negociantes de câmbio estrangeiros concordam em suspender as negociações sempre que a naira desvalorize mais de dois por cento no mercado interbancário.
Na sexta-feira passada, os Estados Unidos, o JP Morgan, colocaram a Nigéria em um índice de indexação negativo no GBI-EM, ameaçando remover completamente o país do GBI-EM se não houver liquidez suficiente no mercado interbancário para facilitar Entrada e saída de investidores do mercado financeiro nacional.
O JP Morgan disse: "Se não conseguirmos verificar liquidez suficiente no mercado cambial spot da Nigéria e no mercado local de títulos do tesouro, isso provocará uma revisão. Para remoção.
"Por outro lado, se melhora a liquidez e os investidores são capazes de transacionar com obstáculos mínimos, a Nigéria será removido do índice de assistir negativo".
Para evitar este desenvolvimento, o banco de ápice ontem em uma circular assinada pelo Sr. Olakanmi Gbadamosi, Diretor, Comércio e Departamento de Câmbio, disse: "A posição cambial líquida de câmbio foi revisto para cima, de 0,1 por cento dos fundos dos acionistas unimpaired Por perdas, para 0,5% dos fundos dos acionistas não afetados por perdas ".
Isso permite que os bancos detêm mais dólares para a negociação no mercado interbancário e, assim, aumentar a liquidez no mercado.
Naira deprecia por N4 em 3 dias
A naira depreciou-se por N4 em três dias no mercado interbancário de câmbio mesmo enquanto negociantes de câmbio de banco, ontem, concordam em interromper negociação sempre que a naira deprecia mais de dois por cento no mercado interbancário.
De N185.10 por dólar no fechamento de negócio sexta-feira passada, a taxa de câmbio interbancário levantou-se firmemente a N189.1 no fechamento de negócio ontem. Da mesma forma, o naira depreciado por N2.50 no mercado paralelo como a taxa de câmbio do mercado paralelo subiu para N195 por dólar no fechamento de ontem ontem de N192.5 sexta-feira.
Os operadores atribuíram a depreciação em ambos os mercados ao aumento da demanda de dólares. "As pessoas estão procurando dólares para comprar", disse um operador à Vanguard sob condição de anonimato.
De acordo com o relatório do mercado do Ecobank Daily, "a depreciação interbancária foi impulsionada pela demanda do dólar mais forte do que o esperado para cobrir as contas de importação (setores de energia e manufatura) e a fuga de capitais antes das eleições".
A forte depreciação ampliou o diferencial entre a taxa de câmbio oficial ea taxa de câmbio interbancária, bem como a taxa de mercado paralela. Com a taxa de câmbio oficial de N168 por dólar, o prêmio entre a taxa oficial e a taxa interbancária está agora em N21.1 por dólar, enquanto o prêmio entre a taxa oficial ea taxa de mercado paralelo agora é de N27.
Comments
Post a Comment